Conte sua Histórias

Provavelmente você já sentiu a sensação de estar andando na rua e ficar admirando os produtos na vitrine, o lançamento daquele celular novo ou a nova coleção de roupas daquela marca que você tanto ama.

É, realmente sair às compras é uma terapia adorada por todos, mas quem nunca sentiu aquele leve arrependimento quando realiza uma compra de algo que você não precisa, por impulso. Segundo pesquisas, isso acontece pois o consumo não nos traz felicidade, mas sim uma alegria passageira e momentânea.

Se você for casado, você provavelmente se lembra da viagem que realizou de lua de mel e não do celular novo que comprou.

Acumular bens ou experiências?

É verdade que o mundo que vivemos está cada vez mais competitivo e a cada dia estamos buscando loucamente a fórmula para a riqueza, e com isso vamos acumulando bens e mais bens. Porém, se pararmos para analisar, essa busca infinita só nos traz mais dores de cabeça e preocupações.  É o caso quando um comerciante que tem ganhado muito bem em sua loja e deseja abrir mais um filial, onde por mais que ele ganhe mais dinheiro, ele terá que se desdobrar para tomar conta de mais funcionários e tarefas de gestão. E nesse caso, a máxima é verdadeira, quanto mais dinheiro você tem, mais dinheiro você quer.

Sendo assim, você vai se afastando de amigos, família e a cada dia você tem menos tempo para aproveitar a vida pois está focado em prazeres momentâneos.

Ao contrário disso, temos as experiências que além de muito prazerosas, enriquecem nossa alma e nos dão um incrível poder de vivência. Imagine quantas vezes você poderá relembrar de um mochilão pela Europa, quantas histórias você terá para contar e o quão prazeroso será reviver este momento. Acredito que muito mais que a compra de um novo carro que você assistiu na propaganda no horário nobre, não é mesmo?!

É claro que hoje é quase impossível realizar uma bela viagem sem algum dinheiro no bolso, porém, se bem planejado você não irá precisar de uma mina de ouro para começar a aproveitar sua vida da forma que realmente importa.

A Dificuldade de escolha

Quando estamos decidindo como gastar nosso precioso dinheiro, é normal que olhemos sempre para bens materiais pois são materiais. Eles além de nos dar sensação de posse, nos proporcionam a sensação de poder para que possamos causar inveja ou desejo das pessoas ao nosso redor.

Porém, se pensarmos por exemplo na compra de um celular novo, após 1 semana, ele já irá se tornar comum para você e para seus amigos. E pior, em menos de um ano ele estará obsoleto e desatualizado.

Quando se aposta em experiências de vida, esse “encanto” não acaba com o tempo e além das fantásticas experiências obtidas, você terá casos e mais casos para contar tendo em vista a quantidade de momentos aproveitados. É interessante ressaltar também que até os momentos difíceis se tornam experiências positivas.

Invista em você

É comum que cada um tenha uma noção de mundo diferente e principalmente de valor. Porém, sempre quando estamos prestes a gastar grandes quantias em dinheiro, devemos nos perguntar “Será que isso é realmente necessário?” ou então “Em que essa compra irá agregar na minha vida nos próximos 5 anos”.

É claro que perguntas assim nunca são fáceis de responder pois estamos quase sempre hipnotizados pelo poder do consumo e da alegria momentânea, porém, se olharmos bem para dentro, iremos encontrar a resposta certa mesmo nos momentos mais difíceis.

Preocupe-se em crescer como pessoa e acumule experiências incríveis e momentos memoráveis, de preferência ao lado de quem você ame, mesmo que seja você 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário